Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado juntos é realidade.

0 4

O Conselho Municipal de Turismo de Capanema vem através de o jornal tornar publico a satisfação de apresentar um projeto para o desenvolvimento do turismo no lago do Rio Iguaçu e a apreciação da comunidade dando o primeiro passo.   Sugestões vindas, o projeto vai se adequando.

É um projeto sonho, que só tornar-se a realizado com o apoio de todos, principalmente da comunidade Capanemense.

“Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia”.

(Johann Goethe)

A partir da formação do Lago no Rio Iguaçu, decorrente da construção da barragem da Usina, intenta-se progredir e incentivar o Turismo local através da implantação de um Restaurante Flutuante ás margens do lago, sempre com ideais de proteção e respeito à fauna e flora nacional.

 

 

 

“A idealização deste Projeto tem por objetivo ajudar a promover o desenvolvimento do Turismo na cidade de Capanema-Pr, através de uma implantação com significativa importância em relação às atividades exploradas no turismo local, justificando-se pela carência de locais para atividades turísticas e de alimentação, não somente no município, mas também em toda a região.”

LOCALIZAÇÃO:

 

O terreno definido para a futura implantação do Restaurante Flutuante  se localiza no Alto Faraday, comunidade do município de Capanema-Pr, com distância aproximada de 2.500 metros (de barco) da ponte do Rio Iguaçu, a qual interliga o município com as cidades vizinhas, Realeza e Capitão Leônidas Marques.

 

Para acesso ao local da obra já existe estrada sem pavimentação, com cobertura de cascalhos. Não existem construções vizinhas ao local. A edificação será executada no lugar de maior dimensão (largura) do lago após fechamento da barragem. O qual poderá trazer benefícios e permitir a exploração do lazer com embarcações e demais atrativos.

 

DESCRIÇÃO:

 

 

O projeto trata da construção de um Restaurante Flutuante, situado na margem do lago resultante da barragem da UHE Baixo Iguaçu, na localidade do Alto Faraday, município de Capanema.

Os Setores Administrativos e de Serviços referem-se aos departamentos de funcionários como escritório administrativo, estacionamentos privativos, vestiários, depósitos, carga e descarga, gás, casa de máquinas e horta.

O Setor de Alimentação está relacionado à infraestrutura básica do Restaurante. Nele estão contidos a cozinha, que corresponde à triagem, aos preparos e cocção de alimentos, bem como os depósitos de mantimentos e estocagem em geral.

O Setor Comercial refere-se aos estabelecimentos de venda e atividades lucrativas, correspondentes ao bar, Buffet, à sala comercial destinada ao comércio de souvenirs, artesanatos regionais e pacotes de turismo local.

O Setor Social é composto pelos ambientes de recreação e lazer, onde será permitida a livre circulação de pessoas, sendo eles os banheiros femininos, masculinos e acessíveis, o redário para repouso, o calçadão com bancos para descanso ou caminhadas ao longo da praia artificial, a qual poderá também ser utilizada para realizar piqueniques, acampamentos e demais eventos.

O Setor Geral é referente às vias de acesso ao local e a edificação, bem como aos estacionamentos, sendo eles de ônibus, microônibus, automóveis, motocicletas e bicicletas.

O paisagismo da área será exclusivamente composto por espécies nativas, onde serão introduzidas vegetações frutíferas, floríferas, gramíneas, arbustivas e de sombreamento. Em relação à pavimentação do espaço, serão escolhidos materiais que irão garantir maior permeabilidade para assegurar o escoamento da água.

A estrutura do restaurante e a edificação estarão localizadas à margem do lago, em terra firme, ou seja, a construção do prédio será fixa ao solo e irremovível. O espaço destinado às mesas e acomodações para as refeições dos indivíduos que visitarão o estabelecimento é o que se refere à parte flutuante da edificação, a qual estará disposta sobre a mesma balsa que outrora foi afundada no leito do Rio Iguaçu.

 

O objetivo é recuperar e utilizar a balsa que antigamente foi usada para o translado de pessoas e veículos no Caminho do Colono, intenta-se resgatar a experiência de vida dos cidadãos capanemenses, dessa época tão importante para o nosso município. Dessa forma a população poderá reviver uma memória quase esquecida e preservar a história daqueles que fizeram parte do  momento de luta pela estrada. Esse é mais um ponto cultural possível de ser alcançado visto que a nova geração poderá ouvir os fatos/acontecimentos e a bravura dos pioneiros.

 

O acesso ao restaurante poderá ser por meio de 03 possibilidades, sendo elas:

    • Acesso terrestre por uma estrada na localidade do Alto Faraday.
    • Acesso por água, onde serão oferecidos serviços de transporte utilizando embarcações que conduzirão as pessoas do local destinado a estacionamentos na margem da Rodovia BR 163, junto à ponte do Rio Iguaçu.
    • Acesso por água através de embarcações particulares.

 

 

 

 

CONCLUSÃO:

 

 

Atualmente o mercado turístico tem grandes possibilidades de avanço econômico, pois a população tem mostrado grande interesse em usufruir da beleza natural com atividades e lazer ao ar livre.

 

O potencial turístico de Capanema é um dos maiores da região, porém, todo esse potencial tem sido pouco explorado.

A concretização do Restaurante Flutuante certamente irá atrair muitos turistas para admirarem toda a riqueza da fauna, flora e geografia capanemense. O investimento também garantirá a geração de empregos que irá permitir a vinda de outras empresas para contribuir economicamente e possibilitar a elaboração e exploração de novos roteiros turísticos.

 

Idealista: EMERSON DE SÁ (46) 99975.2169

 

 

 

 

Projeto:

KEILA RAQUEL GAFSKI

Arquiteta e Urbanista CAU/PR: 196029-6

 

 

 

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.