O presidente da Sicredi Fronteiras, José César Wunsch, reuniu-se com a imprensa, para uma entrevista coletiva, durante a 20º Feira do Melado, na cidade de Capanema/PR.
A feira aconteceu entre os dias 15 e 19 de agosto.
Dentre os assuntos tratados, o presidente destacou o constante crescimento da cooperativa, mesmo em momentos crise, nos quais grandes instituições financeiras vêm fechando suas portas.
César destacou que o sucesso dessa expansão está na capacidade do cooperativismo gerenciar riscos e, através da coletividade, tendo os membros do grupo participando ativamente das ações da cooperativa, fatores que fortalecem o Sicredi Fronteiras PR/SC/SP.
“A cooperativa proporciona o crédito, facilitado a todos os associados, seja ele o pequeno empresário ou o grande produtor, a cooperativa oferece crédito facilitado a todos, e isso a torna grande no que faz”, ressaltou Wunsch.
O presidente ressaltou que o Sicredi mantém, constantemente, juntamente com seus associados e parceiros, uma conversa sobre o crédito consciente.
“Antes do associado contrair crédito, é feito uma análise da efetiva necessidade. Não é que o Sicredi não queira ceder o dinheiro ao associado. Mas quando se estuda melhor as possibilidades e riscos, o nosso associado faz o investimento de forma correta e que não venha a comprometer nem a sua saúde financeira e nem a da cooperativa”, afirmou.
Sobre a função social da cooperativa, o Sicredi lançou, em parceria com o Mauricio Souza, criador da Turma da Mônica, uma série de seis gibis, voltadas ao publico infantil.
“Os gibis explicam, em linguagem acessível a esse público, sobre a importância de saber de onde vêm as coisas, de onde vêm o dinheiro, e assim ensinar, cada vez mais cedo, a importância da consciência financeira”, finalizou o presidente José César Wunsch.