No último final de semana nos dias 31 de Agosto, 1º e 02 de Setembro, os atletas da ADEVICAP – ASSOCIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE CAPANEMA – PARANÁ, participaram da 1ª Copa Paraná de GOAL BALL, que foi realizada no Município de Francisco Beltrão. Foi um momento importante para o recomeço dos esportes adaptados no estado do Paraná. Foi um marco para os atletas e para a comissão técnica que acompanhou os atletas, pois além de expandir os conhecimentos a respeito da modalidade esportiva para as Pessoas com Deficiência Visual, o esporte desenvolve um trabalho de socialização e luta contra a exclusão e o preconceito.
Durante a realização da 1ª Copa Paraná, foi realizado curso de arbitragem onde Capanema teve o privilégio de formar dois árbitros sendo: Fernanda Laís Pilatti e Alan Cezar Drey, e isso vai contribuir para o crescimento do esporte adaptado em nossa cidade, pois teremos pessoas qualificadas pelas normas da IBSA para auxiliar nossos treinamentos dentro das regras do Goal Ball.
Agradecemos a todos que estiveram envolvidos e que acreditaram em nossa equipe, fornecendo equipamentos, suporte e apoio para a nossa participação. Agradecemos a pessoa do diretor/gestor Neivor Kessler, que não mediu esforços e sempre nos apoiou no que fosse necessário, desde nossos treinos até a nossa participação no evento. Agradecer ao Srº Mauro da empresa Motos Capanema que fez a doação de óculos para que nós pudéssemos fazer as adaptações necessárias que a modalidade exige e assim poder participar do evento. Agradecer a Prefeitura Municipal de PLANALTO que nos apoiou e ofertou condições para participar da 1ª COPA PARANÁ de Goal Ball, sem esse apoio nossa participação seria mais difícil. Agradecer aos atletas: Lindomar Alves Cardoso; Lucas Menin; Alisson Weinzirl; Joel Franco Ribeiro; Flavio Hoffmann. Agradecer aos árbitros formados: Fernanda Pilatti e Alan Drey, agradecer a Srª Marli Pilatti que nos acompanhou, cuidaram do seu neto e assim possibilitou que sua filha Fernanda pudesse fazer a Clínica de arbitragem. Agradecer a comissão técnica: Gleber Agnes que foi responsável pela organização da equipe e em especial a Leonardo Felipe Santana (nosso técnico) que não mediu esforços para que nossos atletas estivessem preparados para entrar em quadra e representar nosso Município.
Nenhum dos atletas ou integrantes citados na matéria recebeu remuneração para participar da Copa Paraná, muito pelo contrário, só foi possível a participação com o auxilio e apoio de pessoas comprometidas com a sociedade e que conseguem olhar para as pessoas com algum tipo de Deficiência Visual sem preconceito e enxergando nelas as potencialidades, não as dificuldades. A todas essas pessoas o nosso agradecimento. As pessoas e entidades que não nos prestaram apoio ficam o nosso agradecimento da mesma forma. E as pessoas que acreditam em nós e que deseja nos apoiar, nos procurem, pois sua ajuda será de grande valia para a futura prática do esporte e para o grupo de atletas que está tentando mostrar para a sociedade que apesar de não enxergar eles querem mostrar as suas habilidades, qualidades e potencialidades e com isso mostrar para a sociedade “cega” que eles tem a capacidade de sair do anonimato, basta a sociedade abrir os olhos, valorizá-los e vê-los.